03 Dicas para incentivar a Educação Financeira

Estamos nos aproximando das festas de fim de ano, momento em que o apelo ao consumo é muito forte e, nesse momento, falar sobre o incentivo da educação financeira no dia a dia das crianças é algo muito importante… Afinal, é com isso que elas aprenderão a crescer tendo uma vida financeira mais saudável.

Mas como fazer isso da forma certa? Nesse post, vamos ver algumas dicas para incentivar a educação financeira na infância!

1. Explique a importância de poupar e de não gastar com coisas desnecessárias:

Uma das coisas que as crianças mais fazem é perguntar o porquê das coisas, certo? Com a educação financeira não pode ser diferente! Explique a necessidade de poupar e a diferença que isso fará no futuro deles. Esse será o primeiro passo para começarem a entender a importância da educação financeira. Outra coisa importante é questioná-las sobre a necessidade da compra. Preciso de mais um brinquedo?

2. Estimule o hábito de poupar:

Se o seu filho quer comprar algo, explique para ele como funciona o dinheiro. Por exemplo: se ele gastar comprando um brinquedo hoje, terá menos dinheiro para aproveitar o passeio da semana que vem que já estava programado para a diversão da família toda. É importante que todos entendam seu papel dentro do núcleo familiar e que cada gasto pode representar vivências diferentes para todos. Explicações simples podem fazer toda a diferença!

3. Seja um exemplo:

Na infância, os pais são os maiores espelhos dos filhos. Portanto, você precisa dar o exemplo de poupar e se organizar financeiramente. Assim, seu filho entenderá melhor como tudo isso funciona e os resultados que podem ser gerados. Compartilhe com eles a sua estratégia de consumo e de planejamento financeiro familiar. Acredite, eles observam tudo e seguem seu modelo, seja ele bom ou ruim.

E então, você gostou das dicas? Conte pra gente como você tem trabalhado esse assunto em casa 😉