05 Dicas de Livros para Ler nas Férias​

Muito se fala sobre a importância de incentivar a leitura na infância. Afinal, essa é uma das melhores formas de estimular a imaginação, a criatividade e a autonomia nos pequenos. Mas por onde começar?
Nesse post, vamos te dar 5 sugestões de livros para você ler com os seus filhos! Veja só:

1. O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry:

O Pequeno Príncipe possui uma narrativa simples e de fácil envolvimento e figuras que prendem a atenção das crianças e dos adultos também, é uma das obras mais lidas do mundo. O livro tem início com o encontro do pequeno príncipe de um planeta desconhecido com um aviador que precisou fazer um pouso de emergência no meio do deserto. Mais do que a história retratada, o livro traz em seu conteúdo muitas lições sobre a vida, sobre enxergar além das aparências, valorizar o que temos e também trata de assuntos como amizade, amor e autoconhecimento. É um livro que faz a imaginação correr solta e ao mesmo tempo traz um monte de reflexões interessantes a respeito do mundo.

Proposta de atividade – desenhos baseados em frases do livro.

2. Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque:

Chapeuzinho Amarelo é uma bela menina que sofre de um mal terrível: sente medo. O autor Chico Buarque faz uma grande brincadeira com as palavras para contar a história da Chapeuzinho, a parte mais legal é quando ela enfrenta o medo, do medo, do medo e tudo se transforma de uma forma bem divertida. Desde muito cedo temos que ajudar as crianças a compreenderem os seus medos e anseios. O apoio da família é essencial para o processo de superação de inseguranças, pois é assim que os pequenos se sentem seguros e felizes.
Proposta de atividade – conversa sobre os medos das crianças e como superá-los.

3. Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato:

Reinações de Narizinho é o livro precursor da série de livros do Sítio do Picapau Amarelo. O livro traz as aventuras de Narizinho, Pedrinho, Emília e muitos outros personagens que vivem no Sítio e no Reino das Águas Claras. Eles nos ensinam a aprender brincando, instigam a curiosidade e despertam o gosto pela leitura e pelo conhecimento. A primeira edição do livro foi publicada em 1031 e foi escrita por Monteiro Lobato, um grande escritor da literatura brasileira.
Proposta de atividade – ilustração de situações vividas pelos personagens no livro.

4. A Arca de Noé, de Vinícius de Moraes:

Os poemas infantis escritos por Vinícius de Moraes conquistaram o coração de gerações desde as suas primeiras publicações. A obra é composta por 32 poemas com versos e rimas alegres para ler com as crianças, alguns deles foram musicalizados e são muito populares até hoje. Os poemas são baseados na história bíblica da Arca de Noé e dos casais de animais que embarcavam devido ao dilúvio. É uma excelente pedida para o momento da leitura em família nas férias!

Proposta de atividade – Gravar um vídeo curto cantando um dos poemas de Vinícius de Moraes.

5. O Menino Maluquinho (1980), de Ziraldo:

O Livro “O menino maluquinho” conta a história de um menino “traquinas” que gostava de confusão. Era a alegria de sua casa, gostava de soltar pipa, jogar bola, compor versinhos e canções. Era inteligente e inventava uma porção de brincadeiras para se divertir. Era conhecido como o “Menino Maluquinho”, mas o que poucos sabiam era o quanto ele era feliz e amado.
Proposta de atividade – Fazer brincadeiras do menino maluquinho e registrar o momento.

Seu filho já conhece algum desses? Conte pra gente nos comentários!😊