Blog Escola Atual

10 formas de ensinar seu filho a gostar de ler

Escrito por Escola Atual | 24 de Maio de 2024
 

A infância é o melhor momento para formar o hábito da leitura e se apaixonar pelo mundo dos livros. Conheça agora 10 formas de ensinar seu filho a gostar de ler!

 

As famílias têm um papel muito importante no incentivo do hábito da leitura nas crianças. Mas com a correria do dia a dia e tantos estímulos da era digital, como é possível estimular o interesse dos pequenos pelos livros?
O primeiro passo é pensar na leitura como uma oportunidade de passar tempo de qualidade com os filhos. Assim, a família pode criar momentos de diversão que ao mesmo tempo incentivam o desenvolvimento das crianças.
Benefícios da leitura para as crianças


A leitura é uma experiência riquíssima para o desenvolvimento infantil. Ajuda a criança a desenvolver a linguagem de diferentes maneiras, a criar narrativas e a ter melhor desempenho em disciplinas escolares.

 

Além disso, ler incentiva a criatividade, a imaginação e estimula o desenvolvimento de habilidades socioemocionais que serão importantes em toda a vida adulta. A seguir, veja dicas práticas de como incentivar seu filho a gostar de ler desde pequeno:

 

Como incentivar seu filho a gostar de ler
O estímulo da família é fundamental para as crianças desenvolverem o gosto pela leitura, e então levar esse hábito para a vida. Por isso, separamos algumas dicas para ajudar seu pequeno ou pequena a se apaixonar pelos livros:

 

1. Leia para seu filho desde cedo

Antes mesmo de uma criança aprender a ler, é importante que os pais leiam e contem histórias para ela. Esse contato precoce com o mundo das histórias ajuda no desenvolvimento de habilidades de linguagem e contribui para a construção de uma boa relação com os livros nos próximos anos.

 

2. Crie um cantinho da leitura
É uma boa ideia ter um lugar apropriado e aconchegante para mergulhar na leitura. Crie um cantinho longe de distrações como televisão e tablets, decore-o com os temas preferidos da criança e deixe-o bem confortável, com almofadas e tapetes. E claro, conte com a ajuda do pequeno para criar esse lugar onde vocês viverão grandes aventuras juntos.

 

3. Reserve um momento do dia
Para que se torne um hábito, a leitura precisa ser parte da rotina da criança. Mesmo com o cotidiano corrido, é importante que a família priorize um momento do dia para ler juntos. Pode ser antes de dormir por exemplo, pois assim também ajuda a criança a se acalmar e a ter uma boa noite de sono.

 

4. Inove nos livros infantis
A diversidade de livros infantis é enorme, então apresente para o pequeno diferentes formatos com ilustrações, poemas, músicas, personagens famosos, autores infantis clássicos, entre outros.

 

Criado pela Escola da Inteligência em parceria com a Dentro da História, o livro personalizado Floresta Viva é um exemplo de leitura com recursos especiais para atrair a atenção das crianças. Nesse livro a criança se transforma em personagem principal de uma aventura para salvar os animais da floresta e a personalização na história gera maior identificação, tornando a leitura em família ainda mais especial.

 

5. Não pressione ou transforme em obrigação
Usar a leitura como um castigo ou obrigação faz com que a criança desenvolva uma relação negativa com os livros logo cedo. Evite definir um número mínimo de páginas para ler, nem cobre da criança que ela consiga ler sozinha antes do seu tempo. Se ela tiver alguma dificuldade, observe com atenção e, se necessário, procure especialistas como psicopedagogos para prestarem o devido suporte.

 

Leia mais: Como ensinar crianças com autismo a ler?

 

6. Dê vida aos personagens
Para deixar a leitura mais animada, que tal dividir as falas dos personagens e encenar a história? Você, seu pequeno e o resto da família vão dar vida às palavras. Façam vozes diferentes, usem acessórios, criem cenários… deixem a imaginação solta e divirtam-se juntos!

 

7. Use a tecnologia a seu favor
Regular o tempo e os locais de uso de tecnologia na infância é muito importante. Isso incentiva o interesse da criança por atividades offline, como ler um livro, por exemplo. Por outro lado, a internet facilita a busca e a compra de livros infantis online e até permite a criação de livros personalizados. Ou seja, use os recursos da tecnologia para tornar a leitura mais interativa e interessante!

 

8. Incentive o protagonismo
A leitura estimula nas crianças o espírito de descoberta, que as leva a serem protagonistas de seus aprendizados, sem depender de alguém para sempre mostrar o caminho. Dê espaço para seu filho construir novos conhecimentos a partir dos livros, sem interferir o tempo todo. Deixá-lo escolher qual livro ler, o lugar e o horário da leitura também são formas de estimulá-lo a fazer escolhas com autonomia.

 

Saiba mais: O que é protagonismo infantil e como incentivá-lo?

 

9. Façam passeios de leitura
A leitura pode ser o novo passatempo da família! Explorar bibliotecas e livrarias da cidade é uma forma de lazer divertida, barata e que garante ótimos momentos juntos. Procure lugares que ofereçam espaços para se sentar com o pequeno, deixe-o escolher os livros e aproveitem para descobrir quais são os seus tipos preferidos.

 

10. Seja o exemplo
As crianças aprendem muito imitando o comportamento dos pais, e acabam espelhando seus hábitos. Por isso é importante que os adultos da família também sejam leitores e deem o exemplo em casa desde cedo. Relaxem em família enquanto cada um lê seu próprio livro e também leiam juntos sempre.