Em primeiro lugar é importante deixar claro que não existe técnica certa ou errada, cada pessoa é única e aprende de um jeito diferente. Mas isso não impede que encontremos novas formas de adquirir caminhos para o conhecimento ou aprimorar os meios existentes, não é mesmo?
Sendo assim, trouxemos algumas técnicas de estudo que foram categorizadas, em um artigo científico da Annual Review of Psychology de 2018, de acordo com a utilidade (alta, moderada, baixa) em termos de efetividade da técnica no processo de aprendizagem.
Fazer testes práticos é uma das melhores formas de aprender um conteúdo. Os textos avaliativos em sala de aula são muito importantes para o aprendizado, mas também a autonomia do aluno na prática de exercícios também influencia na aprendizagem. Os alunos podem fazer os exercícios do final do capítulo do livro, resolver atividades passadas em sala, flashcards* elaborados pelo estudante, resolver listas de exercícios sobre o conteúdo e etc.
Utilidade: Alta
Prática distribuída – Essa técnica de estudos refere-se à distribuição do estudo das disciplinas ao longo do tempo. Como assim?
No lugar de estudar uma determinada disciplina por 6 horas seguidas, é preferível que essas horas sejam distribuídas ao longo de um período maior de tempo, uma opção seria 2h em 3 dias, por exemplo.
O grande pulo do gato dessa técnica de estudos é que o conteúdo é visto um pouquinho de cada vez num maior período de tempo e é associado às revisões de conteúdo, isso facilita a memorização e o aprendizado. Uma sugestão é elaborar um planejamento de estudos, por meio de uma grade de horários, para organizar melhor a quantidade de horas necessárias para o aprendizado de novos conteúdos e, também, para as revisões da matéria.
Essa técnica pode ser utilizada em todas as disciplinas. Além disso, quando associada à técnica de Estudos Intercalados, os resultados são bastante promissores.
Utilidade: Alta
É uma técnica que consiste na elaboração de perguntas sobre determinado conteúdo. O estudante cria questionamentos para ele mesmo responder, aumentando a compreensão do tema estudado. Além disso, é uma forma de treinar questões discursivas e pode ser muito útil na revisão de conteúdo antes das provas.
Utilidade: Moderada
Essa técnica consiste em fazer uma intercalação entre as disciplinas para promover mais dinâmica nos estudos. Por exemplo, alternar entre matérias de humanas e exatas (leituras e cálculos). Essa alternância impede que o estudante se canse rápido demais e ajuda na concentração. Essa prática é conhecida como ciclo de estudos e tende a ocorrer naturalmente com a prática distribuída.
Utilidade: Moderada
Essa técnica de estudos diz respeito ao estudante fazer perguntas a si mesmo sobre o conteúdo que acabou de ler. Isso permite que o aluno possa identificar as suas dúvidas na leitura e buscar formas de solucioná-las. É uma técnica de exercício cerebral, capacidade de raciocínio e pode ser utilizada com outras técnicas para aprimorar o processo de aprendizagem.
Utilidade: Moderada
O resumo consiste na identificação dos pontos mais importantes de um texto lido, retirando as redundâncias e ideias menos importantes. É uma prática muito comum, utilizada por muitos estudantes na rotina de estudos.
Utilidade: Baixa
É uma técnica de estudos muito simples e o único esforço que requer do estudante é a leitura do texto e a utilização de uma caneta, lápis ou marca texto para destacar os trechos mais importantes. Não é uma técnica que traz muita efetividade para a aprendizagem, visto que o cérebro trabalha muito pouco durante o processo, o esforço é quase mínimo.
Utilidade: Baixa
A releitura de textos é uma técnica de estudos muito comum entre os estudantes. Contudo, ela não é tão efetiva para melhorar o desempenho do aprendizado, depende da maturidade do estudante em termos de conhecimento e habilidade.
Utilidade: Baixa
É uma técnica de memorização que corresponde à associação de palavras chaves aos conteúdos. As palavras chaves podem ser utilizadas para o aprendizado de línguas estrangeiras e para textos complexos, com muitos conceitos, por exemplo.
Utilidade: Baixa
A técnica consiste na transformação de textos em imagens (desenhos) como forma de aprendizado, por meio de memorização. A técnica é pouco efetiva quando se trata de interpretação de textos complexos. Os mapas mentais ficam fora dessa categorização, pois apesar de terem imagens, eles permitem conexões entre conceitos e ideias.
Utilidade: Baixa
O mais legal é que essas técnicas podem ser combinadas entre si para otimizar o seu processo de aprendizagem. Você pode testar as possibilidades, adaptá-las à sua realidade e encontrar o que melhor se encaixa no seu perfil até descobrir como você aprende melhor.
Pare o que está fazendo por um momento e pense: quais são os meus maiores planos para 2021?
Como eu quero estar no final de 2021? Criamos um planner de estudo para auxiliar em seus objetivos de estudo e em metas pessoais.
Você pode baixar o arquivo e imprimir ou editar online utilizando o aplicativo ( Foxit PDF).
E então, vamos fazer acontecer?
ESTRATÉGIA CONCURSOS ; ANNUAL REVIEWS; PONTO DOS CONCURSOS; MUDE.VC