5 Dicas para a organização e conservação do material escolar

O início do ano letivo se aproxima e com ele chega o momento de escolher os materiais escolares que os filhos utilizaram ao longo de todo o ano. E é muito importante aproveitarmos essa oportunidade para ensinar as crianças a zelar pelos seus materiais e, assim, fazer com que os itens durem o máximo possível. Além disso, é uma excelente oportunidade para ensinar outros valores como evitar desperdícios, usar conscientemente o dinheiro e recursos, organizar os seus objetos pessoais e a valorizar as pequenas coisas. Confira algumas dicas para ajudar na organização dos materiais das crianças!

1. Diálogo sobre a importância do cuidado com os materiais

O diálogo com as crianças é o primeiro passo para o aprendizado. É importante explicar os valores mencionados anteriormente e o porquê de os materiais serem tão necessários para educação dele (a). É, também, a oportunidade de ensinar sobre a responsabilidade que o aluno deve ter com os objetos e como isso contribui para evitar perdas e danos e, ainda, ajuda na conservação dos itens por mais tempo.

2. Priorizar a escolha por itens mais resistentes.

A escolha por itens mais resistentes, feitos de materiais que sofrem menos desgastes ao longo do tempo é uma boa sacada para ajudar as crianças nesse cuidado, como por exemplo a escolher mochilas e lancheiras impermeáveis.

3. Encapar livros e cadernos.

Encapar os materiais também permite aumentar a vida útil deles, além de proteger contra sujeiras, amassados, orelhas e etc.

4. Etiquetar os materiais.

Identificar os materiais com o nome da criança é fundamental para que eles possam ser localizados em caso de perda.

5. Cada coisa no seu lugar.

É indispensável que tudo tenha o lugar certo em casa. Por exemplo, onde colocar a mochila ao chegar da escola, onde guardar os materiais que não estão sendo utilizados naquele dia. Dessa forma, a criança sempre saberá onde cada coisa está e se manterá organizada.

Dica extra: O tamanho da mochila também merece atenção! É bom atentarmos para que todos os materiais caibam dentro dela sem amassar. Além disso, o modelo, tamanho e peso da mochila podem interferir diretamente na postura das crianças, devemos prestar atenção para não sobrecarregar as crianças com excesso de materiais e com mochilas inadequadas para elas.