O processo educacional, assim como outros campos da sociedade, inicia-se pela sociabilização. Ele começa pelo primeiro contato com o outro, com a troca de informações (seja ela professor/aluno, aluno/aluno ou até mesmo aluno/ambiente escolar) e todo compartilhamento de ideias que o processo pede. Mas, afinal, o quão importante isso é para a criança no início da aprendizagem?
A resposta é simples: É de suma importância!
Quando a criança chega por volta dos 3 anos de idade, ela se enquadra no que muitos estudiosos chamam de “mentalidade mágica”. Que é aquele momento em que ela ainda não diferencia com clareza o que é o mundo externo do interno, pois ainda não tem contato constante com outras pessoas, ambientes e ainda não é tão exposta ao processo de aprendizagem. E é aí que entra a escola!
O início da vida escolar é um momento muito especial e importante para qualquer criança, pois é aí que ela irá concluir o processo de fala, o desenvolvimento sensório motor e onde acontecerá a primeira inserção em um ambiente social ‘estranho’ – um local onde não haverá pais, mães, familiares ou outras pessoas que estão sempre em contato com ela.
“E o que esse ambiente estranho tem de bom?” É complexo dizer com poucas palavras, mas pense no seguinte: estar inserido em um ambiente nunca antes visto te faz ‘ligar’ o seu modo adaptativo no máximo. E no caso da criança, ela não só se adapta ao ambiente, mas também tem o seu desenvolvimento acelerado, já que ela vai precisar se comunicar, brincar e aprender em conjunto.
Muitos pais sempre se questionam sobre o desenvolvimento acelerado de crianças que entram no processo de inserção escolar. Tentam achar diversos motivos para tal, mas na realidade, o motivo está bem alí no meio da brincadeira, das risadas e na correria dos pequenos. A resposta está na socialização! É isto que esse ambiente ‘estranho’ tem de bom.
“Tá, mas e quando a criança já se acostuma com esse ambiente?”
É aí que vamos para outro ponto. Após a adaptação da criança, entramos no processo de rotina! (que não é nada ruim e tem diversos benefícios para os pequenos quando bem aplicada).
A rotina nada mais é do que transformar ações em hábitos. E quando falamos do aprendizado, o costume se torna extremamente importante, visto que nessa hora tudo é cheio de memorização (das letras, dos números, das sílabas, das palavras e afins) e constância (das aulas, dos horários e das pessoas que estarão com seus filhos). Por isso, a rotina é, de longe, um grande auxílio no desenvolvimento da criança. Ela irá tornar o dia a dia dos pequenos mais produtivo, de estudo e possibilitar a troca de experiências e conhecimentos constantes entre todas as crianças da sala e do ambiente escolar.
Tudo graças ao poder da sociabilização no início da vida escolar infantil e ao que ela acarreta.
“Mas, afinal, o que mais ela acarreta?” A gente te mostra:
“E essa socialização é graças à escola?” Não, os pais também têm papel fundamental nesse momento.
Visto que no início do processo educacional existem diversos fatores que devem estar alinhados e bem definidos. A boa harmonia entre família e escola é essencial para o aluno aproveitar ao máximo os efeitos da boa interação escolar (comunidade e aprendizagem).
Este processo se desenvolve bem quando é aplicado em todos os ambientes sociais da criança e, portanto, o familiar deve estar em total harmonia com o escolar. O comportamento dos pais devem ser conciliadores, e devem estar preparados para entender qual o papel da escola dos seus filhos (principalmente no primeiro momento de adaptação, onde a criança ainda não entende o que está acontecendo e ainda não enxerga a escola como um local “seu”) e quais as angústias e necessidades da criança. Podendo assim, resolver os problemas junto da unidade escolar com mais assertividade e tranquilidade.
Entendeu por que a socialização no início da vida escolar é de suma importância?
No final, o mais importante para tornar a socialização escolar do seu filho seu maior aliado na aprendizagem é respeitar o tempo da criança e observar a qualidade da comunidade escolar. Isso pode (e deve) levar o desenvolvimento do seu filho a todos os pontos citados acima nesse artigo.
pedagógicos.