Por que investir nas Competências Socioemocionais das crianças na Educação Infantil?

Primeiramente, as competências socioemocionais auxiliam as crianças e os adultos no aprendizado das melhores práticas, atitudes e habilidades que ajudam no gerenciamento das emoções. Além disso, serve como base para alcançar objetivos, demonstrar empatia, manter relações sociais positivas, tomar decisões de maneira responsável, entre outros.

Mas afinal, quais as competências socioemocionais você deve conhecer para auxiliar na educação do seu filho? Durante o processo de aprendizagem é desenvolvido um conjunto de habilidades que nos ajudam a lidar com as nossas emoções e com os desafios que encontramos em nosso dia a dia. Esses fatores estão ligados à nossa capacidade de conhecer, conviver, trabalhar e ser.

De acordo com programas globais de regulamentação do ensino e aplicação das competências socioemocionais, o estímulo e aprendizado dessas técnicas geram resultados muito positivos durante as várias fases da vida de uma criança.

Dentre as vantagens do desenvolvimento das competências socioemocionais na infância, vale destacar:

Desenvolvimento e nutrição de ambientes de aprendizados mais favoráveis;
Preparação para o mundo e formação de pensadores críticos;
Contribuição para que as crianças tenham discernimento e saibam construir a trajetória da sua vida de forma individual;
Promoção do equilíbrio em diálogos que acontecerão ao longo da vida;
Estímulo à cidadania e respeito às diversidades.

Como trabalhar as competências socioemocionais na escola?

Aqui na Escola Atual, os nossos professores recebem treinamentos e orientações para a utilização das plataformas adotadas pela instituição para auxiliar no planejamento e execução das aulas. Nossas atividades são focadas no autoconhecimento, na formação da empatia e resiliência e na ponderação na resolução de conflitos.

Sabemos que ao conciliar o ensino cognitivo com o ensino socioemocional, potencializamos em nossos alunos a capacidade de aprendizado. Na Educação Infantil os projetos Música em Família, Alimentação Saudável, Projeto Literário e Semana da Educação Infantil são trabalhados de forma que o aluno seja o protagonista de seu conhecimento e o professor, o mediador. As principais competências trabalhadas são: coragem, autoconfiança, persistência, tolerância, comunicação, solidariedade, respeito às diferenças, adaptação ao convívio social e resolução de conflitos.

É muito importante que os pais compreendam e façam parte desse processo. É na Educação Infantil que as crianças vivenciam as primeiras experiências com o mundo e o social e iniciam o processo de desenvolvimento das competências socioemocionais. O gerenciamento das emoções e relacionamentos deve ser um aprendizado que começa desde os anos iniciais. Por essa razão, ter acesso a uma educação socioemocional proporcionará à criança um melhor desenvolvimento na construção do ser e do saber.

Acompanhe como esse processo é trabalhado aqui na escola:

Impulsionamos o autoconhecimento com demonstração de fotografias da criança quando bebê e atualmente. Realizamos a dinâmica do espelho para que percebam suas características e fazemos a leitura da história “Ninguém é Igual a Ninguém”.
Investimos na autonomia possibilitando que a criança faça simples escolhas do dia a dia, de acordo com suas preferências, colaborando na organização da sala, organizando seus pertences e dando voz à ela para que se expresse.
Exercitamos o autocontrole diante das situações rotineiras, por meio de contação de histórias sobre os sentimentos, realizando dinâmicas de relaxamento, dando exemplos, onde o professor mantém-se calmo. Ensinamos o aluno a solucionar o problema e fazemos combinados de sinais que usamos para nos comunicar durante os episódios de frustração.
Praticamos a empatia por meio de dinâmicas em grupo, como por exemplo, antes da pandemia, passávamos um urso de pelúcia, onde cada aluno escolhia um gesto para fazer com ele. Em seguida recebia do amigo o que escolheu. Em rodas de conversa, o professor sempre enfatiza atitudes saudáveis, levando o aluno a colocar-se no lugar do outro e a cuidar de seus colegas .
Promovemos a sociabilidade colocando nossas crianças em contato com a outra em brincadeiras coletivas, mostrando a importância de compartilhar os brinquedos e estimulando atividades em grupos para que haja troca de experiências.
Ensinamos valores éticos e a valorização de boas atitudes. Desenvolvemos projetos sobre consumo consciente e sustentabilidade, além de explorarmos atividades acerca de valores essenciais para uma boa convivência em sociedade.