Blog Escola Atual

PROFESSOR: COMO ESTAR ATENTO À SAÚDE MENTAL DOS ESTUDANTES NESTE TEMPO DE AULAS ON-LINE?

Escrito por Escola Atual | 24 de Maio de 2024

É muito delicado falar sobre a realidade dos estudantes quando sabemos que cada um está inserido em um contexto social e familiar distinto, que irá influenciar enormemente a maneira como enfrentam a situação de isolamento.

Algumas crianças e adolescentes podem enxergar essa fase com mais leveza, como se fosse um longo recesso escolar, enquanto outros podem ficar mais ansiosos ou amedrontados, por exemplo. O mais provável é que demonstrem uma enxurrada de emoções e sentimentos distintos ao mesmo tempo – pois somos todos humanos, afinal, e é assim que reagimos quando as realidades dos fatos fogem ao controle.

Embora tenham impactos diferentes para cada estudante, há muitas possibilidades nesse momento para oferecer suporte à saúde mental e incentivá-los em suas habilidades socioemocionais. Para aqueles que nunca vivenciaram essa abertura com seus alunos, isso pode soar como uma dificuldade, mas também pode ser um momento de demonstrar preocupação genuína e abrir uma porta de aproximação, ainda que a distância.
Para aqueles que já vinham atentando para esses aspectos, o momento pode ser de fortalecer vínculos e exercitar outros olhares para cada estudante. A abertura conquistada no início do ano letivo dificilmente irá se perder se houver encaminhamento com a turma. Além disso, alguns alunos terão mais autonomia, enquanto outros precisarão de mais acompanhamento, o que exige um olhar ao que é próprio de cada aluno e de cada relação.

COMO INICIAR UMA ABORDAGEM A DISTÂNCIA

Tendo refletido sobre os pontos acima, elaboramos algumas sugestões para professores que podem contribuir na abordagem geral com os estudantes, visando preservar sua saúde mental. Vale ressaltar que cada ponto deve ser colocado dentro da realidade de cada aluno. Confira:

*Confie na sua relação com os alunos e as famílias.

* Não acredite em “óbvios” e não rotule o estudante. Nesse sentido, o professor precisa demonstrar frequentemente que está interessado em acompanhar seu aluno nesse processo.

* No caso da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental, é preciso ter em mente que a forma de acessar as crianças pequenas será através das famílias. Essa relação é crucial para que esse processo possa acontecer. Encantá-las e motivá-las para participar é bem importante.

* É necessário deixar claro para a família que, ainda que o professor possa precisar dela para operacionalizar o momento de aula, ele continua sendo o professor, presente e disponível para atender os alunos.

* Sempre que possível, a escola pode auxiliar as famílias de maneira orientadora, sugerindo rotinas, construção de ambientes para a aula e horários.

* Dar informações sobre cada atividade para o aluno é primordial. Para as crianças maiores e os adolescentes, o diálogo pode ser mais direto. Já com as crianças menores, é necessário garantir que a família tenha conhecimento de todas as propostas.

*Ainda nesse sentido, o professor pode, dentro do possível, ter um momento de comunicação direta com o aluno: é importante que ele saiba que, por mais que a família esteja operacionalizando a rotina, o professor ainda está ali para ele. Para isso, vale, por exemplo, gravar um vídeo ou áudio de celular falando diretamente com eles e enviar através dos canais de contato. Deixe claro para o aluno que você está presente e interessado em manter essa relação.

* Articule com a coordenação maneiras de dar feedback para as famílias das atividades realizadas em casa. Por exemplo, a cada semana quando for enviar o novo material, você pode perguntar para a família como está sendo esse momento, ou ainda sugerir que a família envie fotos da realização das atividades.

* Abra espaço para acolher as dores dos pais, mães e responsáveis para possíveis dificuldades de manter a rotina de estudos dos filhos, além dos cuidados com a casa e trabalho.

* Essas abordagens são novas para todos. Acolha certo nível de ansiedade e use das relações: peça dicas, sugestões e críticas de colegas. Troque sempre que possível!

* Professoras e professores, os caminhos são diversos! Usem de muita criatividade. O importante é vocês darem esse passo inicial de maneira personalizada e cuidar dessa relação que precisa ser mantida em novos formatos. Lembrem-se sempre, vocês não estão sozinhos. Potencializem a comunicação com a coordenação e com equipes de instituições parceiras.

Pensando nisso, a Escola Atual deseja convidar você professor para conversar sobre o assunto. Desta maneira, teremos a oportunidade de ampliar o conhecimento, identificar possíveis descompassos na saúde emocional de nossos alunos e porque não auxiliá-los de uma forma mais direcionada.

Você é nosso convidado, próximo dia 08.07 às 18h pelo Meet, link será encaminhado no e-mail institucional.

Fonte: E-book Saúde Mental.