A alfabetização na vida de uma criança começa mesmo antes dela entrar na escola, pois, o seu primeiro contato com o mundo real se dá por meio de sons. E quanto mais cedo ela tiver contato com os mecanismos de aprendizagem, mais rápido ela terá o domínio das habilidades do sistema linguístico e da consciência fonológica. Um dos maiores objetivos de se trabalhar o alfabeto na Educação Infantil é fazer com que as crianças reflitam sobre o sistema alfabético, conheçam as letras e sua sequência, desenvolvam a atenção, memória, oralidade e integração.
Vale lembrar que o ambiente familiar influencia diretamente no processo de alfabetização quando, por exemplo, há contação e leitura de histórias, as crianças têm contato com livros, revistas e jornais, reconhecem algumas letras e sons, reconhecem o nome, ou seja, qualquer tipo de contato com a linguagem oral e escrita. É importante frisar que essa fase é, também, um momento reservado para que as crianças aprendam por meio das brincadeiras lúdicas, pois a criatividade pode impulsionar o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita.
Além disso, o ambiente escolar deve estar preparado de forma a despertar o interesse pela leitura, pela escrita e pelo manuseio do material didático. Cada criança tem um jeito de assimilar o aprendizado e por isso esse fator é determinante para a independência de cada uma delas.
Como ensinar a ler e escrever na Educação Infantil? Conheça 10 metodologias para aplicação da alfabetização:
1- Explique a diferença entre desenhos, letras e símbolos
A maneira como a criança não alfabetizada encara um texto é muito similar à forma como compreende os símbolos. Para ela, inicialmente, as letras, as palavras e as frases não passam de símbolos sem sentido. Por isso, a importância de demonstrar essa diferença através de cartazes, encartes, placas e revistas.
2- Mostre a ordem de leitura: da esquerda para a direita
A contação de histórias nesse momento é uma boa alternativa. Você pode ler para a criança e com o dedo ir apontando cada palavra. Assim, ela entenderá que no momento da leitura há uma sequência para ser seguida.
3 – Ensine o alfabeto e as letras iniciais das palavras
Uma vez que a criança compreendeu a ordem da leitura e já possui uma ideia geral do que são as letras, é hora de começar a introduzir o alfabeto. Essa introdução pode ser feita por meios de apresentação de desenhos, objetos e jogos.
4 – Ensine as vogais e os fonemas de forma lógica
Por meio de atividades didáticas procure apresentar primeiramente as vogais (A, E, I, O, U) e após bem fixadas, apresente as consoantes e assim avance para uma outra fase que é ensiná-las mediante a união de sílabas simples (consoante + vogal). No primeiro momento, pode-se seguir a ordem alfabética B, C, D, F… Sempre mostrando a junção silábica de cada uma: B e A = BA; D e I = DI. Quando iniciar a grafia cursiva, podemos começar pelas consoantes que têm a mesma base de escrita: B, C, G… Utilize imagens e palavras formadas por essas sílabas para demonstração inicial e melhor fixação.
5 – Ensine a escrita do nome
Através de uma ficha apresente o nome da criança, de preferência destacando a primeira letra para melhor fixação. Em seguida, deixe que a criança passe o dedinho em cima de cada letra, sempre auxiliando-a quanto aos movimentos corretos. Utilizar uma caixa com areia colorida para que a criança aprenda brincando a grafia de cada letrinha do seu nome é uma boa sugestão. Embaralhe letras do alfabeto e deixe que a criança identifique as que formam o seu nome e coloque-as em ordem. Por fim, após explorar diversas atividades lúdicas e visuais já podemos partir para a hipótese de escrita, primeiramente em um espaço maior e aos poucos vamos diminuindo à medida que for tendo uma melhor ideia de espaço.
6 – Continue ensinando palavras em textos e separadamente
A criança começa a entender que sílabas formam palavras. Dessa forma, você pode recortar em um papel as sílabas que a criança já aprendeu e unir para formar palavras. Exemplos: SA + PO = SAPO; FA+DA= FADA
7 – Ensine a criança a escrever e ler os nomes dos pais
É nessa fase que a criança começa a perceber na prática a utilidade de cada palavra. Ensine-a a escrever o nome de irmãos e amigos próximos também.
8) Continue o processo de formação de sílabas e palavras, aumentando lentamente o grau de dificuldade
Aos poucos, você pode ensinar combinações mais difíceis e palavras mais longas. Nesse ponto, procure sempre unir o aprendizado da alfabetização com a leitura de livros infantis.
9) Conte histórias e peça para a criança ler em voz alta
Compre livros que venham com imagens e sons. Conte histórias para ela e depois peça para ela usar a imaginação e contar para você também.
11) Invista em produções textuais
Uma boa dica é comprar um caderno meia pauta. Você pode instigar a criança a reconhecer a imagem ou cena e a formar pequenos textos sobre o que ela está observando.
As Fases do Desenvolvimento da Leitura e da Escrita
Fase pré-alfabética: a criança começa perceber que a escrita representa aquilo que é falado. O principal meio para compreender as palavras é por meio da adivinhação utilizando cores, imagens ou desenhos, mas ainda não consegue identificar as diferenças entre as letras e nem relacionar as letras aos sons.
Fase alfabética parcial: a criança percebe a correspondência entre as letras daquilo que é falado, ou seja, aprende por analogia por meio dos sons das letras e, a partir disso, passa a ler e escrever palavras completas.
Fase alfabética completa: a criança é capaz de identificar os sons e tem habilidade para decodificar (compreender um texto por meio do reconhecimento dos sons e das letras) e codificar (combinar letras e sons, ou seja, começa a ler e escrever).
Fase alfabética consolidada: nessa fase acontece o reconhecimento automático das palavras, a criança é capaz de ler e escrever com autonomia, velocidade, fluência e correção ortográfica. Consegue escrever qualquer palavra até mesmo aquelas que nunca foram lidas ou ouvidas.
Trabalhando o alfabeto de forma lúdica na Educação Infantil
Existem várias formas de introduzir o alfabeto de forma lúdica na educação infantil. Aqui vão algumas dicas para tornar o aprendizado mais criativo e divertido:
1 - Comece ensinando com música, pois, o ritmo e a repetição são fatores que ajudam a memorizar a ordem das letras, facilitando a identificação de cada uma delas separadamente.
2 – Compre livros personalizados do alfabeto. Deixa-as se familiarizar desde cedo com as letras. As imagens e os estímulos visuais as incentivam a associar as palavras com as coisas que elas já conhecem.
3 – Alfabeto móvel é a prática de criar letras em papel de plástico. Você pode aplicar uma pequena atividade: escrever o nome dela e pedir para que junte com as letrinhas ao lado.
4 – Aplicativos educativos no mundo tecnológico são uma boa opção. Claro que é preciso ter um acompanhamento e ensinar a usar a tecnologia de modo inteligente. O app Alfabeto Melado é um ótimo exemplo: ele permite que a criança treine o traço das letras na tela, de forma interativa. Quando a letra é completada, ele a relaciona com algumas palavras, através do som e de imagens.
5 – Caixa de areia Montessori, essa é uma atividade que além de ensinar as letras do alfabeto pode ser utilizada para outros treinos motores. A atividade acontece por meio da observação e tem como objetivo desenvolver mobilidade, destreza e força na mão, dedos, pulso e, também, a coordenação olho-mão. A criança passa o dedo em cima do contorno da letra e depois escreve a mesma letra na caixa de areia, essa é uma maneira tátil e visual de ajudar as crianças a aprenderem o alfabeto.
6 – Recorte de palavras é uma das atividades mais reconhecidas por vocês. Quem está aprendendo a ler começa a reparar no mundo ao seu redor. Portanto, deixe-as buscarem palavras já conhecidas em revistas e jornais. Isso exercita o raciocínio e promove o contato com palavras diferentes, o que contribui para a construção do vocabulário.
7 – Caixa surpresa é uma boa dica para envolver a criança no aprendizado. Você pode colocar letras de alfabeto móvel dentro de uma caixa e com uma música ir passando de mão em mão em uma roda. Ao chegar na criança pare a música, retire uma letra e peça para ela citar algum animal, nome ou objeto que comece com a letra sorteada e que ela já tenha aprendido. Se ela não se lembrar, vá dando dicas.
8 – Alfabeto de massinha, diz aí que criança não gosta de brincar com massinha? Incentive-a a criar letrinhas brincando de modelar.