Blog Escola Atual

Atividades Física Em Casa

Escrito por Escola Atual | 24 de Maio de 2024

A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) tem mantido as pessoas em casa com o isolamento social. O estilo de vida e as rotinas tiveram que ser adaptadas, e como está a prática dos exercícios físicos?

Manter a rotina da prática regular de atividade física pode oferecer diversos benefícios psicológicos, dentre eles a sensação de bem-estar. Esse é um fator importante a ser observado, uma vez que a nova rotina proposta pela pandemia pode ser um fator estressante e gatilho para a ansiedade.

A prática de atividade física é recomendada por profissionais da saúde, pois gera diversos benefícios para o corpo e para a mente. O Doutor Luis Polito, Professor do Curso de Educação Física da Universidade São Judas destaca sobre a importância de manter-se ativo e praticar exercícios físicos. “Além de fortalecer o sistema imunológico, o que faz com o que o corpo produza respostas mais rápidas e eficazes a organismos invasores, como o Covid-19, a atividade física previne o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão e diabetes, controlam os níveis de colesterol, melhora o condicionamento muscular e cardiorrespiratório, melhora a qualidade do sono, reduz o estresse e é uma grande aliada no tratamento da depressão e ansiedade, entre outros”, destaca Polito.

Nesse sentido, manter a prática de atividade física ajudará no retorno das atividades de vida diária, após o período crítico de disseminação do novo Coronavírus. E as vantagens valem para crianças, adultos e idosos.

Pensando no bem estar dos nossos alunos, a Escola Atual criou o Projeto: Atual Esportes em Casa, onde os professores realizam atividades físicas orientada. As aulas acontecem de segunda a quinta com horários nos turnos matutino e vespertino, não atrapalhando o rendimento escolar do aluno. Além da prática da atividade física o projeto tem como objetivo a diversão. Bruno é professor de Educação Física para os alunos do Ensino Fundamental I, Psicomotricidade para os alunos da Educação Infantil e no Projeto Atual Esportes em Casa realiza exercícios de Cross. Hoje ele trouxe algumas atividades que podem ser realizados em casa. Então, empurre os móveis da sala e aproveite o espaço para se movimentar!

Aproveite também para convidar as pessoas que moram com você para sair do sofá. Assim, praticar atividade física pode se tornar um momento familiar de entretenimento e socialização. E não deixem de participar das atividades do projeto, esperamos por vocês…

Atenção aos cuidados:

Evite atividades físicas que seu corpo não esteja habituado;
Aumente gradativamente a intensidade das atividades físicas;
Mantenha-se hidratado;
Mantenha a rotina de atividade física, mesmo que sejam necessárias algumas adaptações quanto aos locais de prática;
Respeite os limites e sinais do corpo;

Na presença de sintomas e sinais compatíveis com infecções respiratórias, como febre, tosse ou dispneia (falta de ar), a prática de atividade física deve ser suspensa.

Por: Nathana Fernandes