Como ajudar seu filho a estudar em casa e manter uma rotina?

Conheça o papel da família na educação escolar dos filhos. Ensinar o seu filho a estudar em casa é uma forma de proporcionar um desenvolvimento mais completo. Afinal, durante a infância e a adolescência, o apoio da família é fundamental para o aprendizado, pois ela pode motivar o estudante de forma diferente, tornando o estudo interessante e atrativo.

A participação da família nas tarefas escolares e na formação dos hábitos de estudo influencia positivamente o rendimento escolar. Portanto, vale a pena buscar uma postura proativa e colaborativa, pensando no desenvolvimento completo do seu filho.

Estudar é um hábito que se cultiva todos os dias de diferentes formas, inclusive, por meio das brincadeiras. Para ajudar a criar esse hábito, é fundamental pensar em tudo, desde o ambiente até as ferramentas de estudo que ele precisa. Na sequência, vamos mostrar como você pode contribuir nesse processo.

Entenda como ajudar seu filho a estudar em casa:

Criar uma rotina de estudos é importante para que seu filho aprenda a estudar em casa. Por isso, trouxemos algumas dicas de como você pode ajudar!

Reserve um local adequado

Reservar um espaço adequado para o estudo é fundamental para que a atividade seja produtiva. Por isso, busque um local que tenha uma mesa e uma boa iluminação, oferecendo conforto para o seu filho. Além disso, é interessante que o ambiente seja tranquilo e sem muitas distrações. Se possível, evite ambientes improvisados a cada dia, como a sala ou a cozinha, pois esses são lugares movimentados, que podem atrapalhar a criança. Demonstre que os estudos são importantes para a família e que há um espaço da casa especialmente definido para esse momento.

Converse diariamente sobre os aprendizados

Outra forma de melhorar o momento de estudo é conversar diariamente com o seu filho sobre o que ele está aprendendo. Desse modo, você demonstrará que se preocupa com o desenvolvimento dele e contribuirá para a fixação dos conteúdos vistos durante o dia.

Elimine distrações

Aparelhos eletrônicos, como televisão e celular, precisam ser controlados para não serem distrações no momento de estudar. É muito fácil perder a concentração quando outras atividades estão ao alcance, por isso, o conselho é que elas não estejam no mesmo ambiente de estudo. Por outro lado, o computador e o celular podem ser necessários para pesquisas ou atividades on-line, mas é interessante verificar se abas de redes sociais ou jogos não vão atrapalhar o momento de estudo e a concentração do estudante.

Determine horários

Além do local adequado, também é interessante determinar os horários. Crie um cronograma que também tenha espaço para momentos diários de lazer e descanso. Converse com seu filho e estabeleça uma rotina que contemple todas as atividades diárias e não interfira no convívio familiar. Desse modo, o estudo estará programado e não será algo esporádico.

Participe das atividades

O objetivo principal é que a criança consiga estudar sozinha, mas a sua participação no processo pode ser muito benéfica. A família deve ajudar a tirar dúvidas, ensinar a resolver determinada tarefa e, com paciência, deixar que o estudante supere suas dificuldades. É importante não fazer a atividade no lugar dele. Caso esteja com muita dificuldade, você pode dar dicas ou fazer perguntas que facilitem a resolução do problema. Em outras palavras, trata-se de ensinar a criança a encontrar e aplicar as soluções antes que perca o interesse.

Conte com o auxílio da tecnologia

A internet, em alguns casos, pode ser uma fonte de distração, mas em outros momentos se torna uma grande aliada. Existem inúmeros aplicativos que fornecem ferramentas educacionais eficientes e são uma estratégia interessante para chamar atenção do seu filho e motivá-lo a estudar. Você pode experimentar diversos métodos e aplicar diferentes ferramentas até encontrar uma que prenda a atenção e aumente a motivação. Existem diferentes recursos que podem tornar esse momento mais atraente e divertido, sem prejudicar o aprendizado e o desenvolvimento.