Como lidar com os dias ruins?

Reconhecer e aceitar o seu tempo é uma das maiores dificuldades do ser humano. A compreensão da nossa limitação e das interferências que, por vezes, questões externas e internas podem causar na nossa produtividade, é uma conquista.

Nós somos humanos e não robôs! é sempre bom lembrar disso para começar. Logo, iremos ter dias de desânimo, nos quais não nos sentimos tão produtivos, e está tudo bem. O que vai fazer a diferença em nossa vida é identificar e reconhecer o nosso limite.

O mundo foi surpreendido com uma realidade que violentou as nossas emoções e mexeu com a nossa rotina, de forma que nos trouxe reflexões do que é urgente e do que é importante. Entretanto, em alguns momentos somos traídos pela nossa necessidade de realizar, de produzir mesmo que isso nos custe um esforço sobrenatural com demandas, que no final, não tinham a menor importância.

Não estar em um dia bom faz parte da nossa humanidade. Saber conviver com a nossa limitação e com as intempéries da vida é uma característica essencial para uma vida mais produtiva. O excesso de cobrança e a dificuldade em reconhecer as nossas fragilidades podem ser grandes obstáculo no nosso desenvolvimento pessoal.

O importante é ter motivação para enfrentar as nossas crises pessoais, os nossos desapontamentos e driblar o desânimo, compreendendo que são situações pontuais e, assim, encarar o dia da aparente improdutividade como qualquer outro: de cabeça erguida e dando o seu melhor. Borocoxô ou não, se esforce e tente extrair o seu melhor, isso vai passar. Por vezes, um simples olhar generoso para nós mesmos, pode significar uma produtividade que acrescenta e dá novo significado a própria existência e ao propósito da vida.

Esteja sempre focado no exemplo dos seus dias bons, pense em coisas que te animam, entenda que você não é pior por ter dias ruins, isso vai passar e você voltará a brilhar. Não se puna por estar para baixo! Estar para baixo só evidencia a beleza que é ser humano.

Por: Elian Nascimento.