Blog Escola Atual

Como montar uma lancheira saudável e nutritiva?

Escrito por Escola Atual | 24 de Maio de 2024

Como montar uma lancheira saudável e nutritiva?

Muitas vezes os produtos industrializados fazem parte da rotina das crianças, cheios de açúcares, corantes e aditivos químicos, como bolinhos, biscoitos recheados, salgadinhos, sucos de caixinha e várias outras guloseimas que pouco contribuem para um desenvolvimento saudável.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Apesar de serem práticos (afinal, só precisamos comprar) e relativamente baratos, esses lanches costumam ter baixo valor nutricional e alta densidade energética.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mas apesar das facilidades, esses alimentos trazem algumas consequências, como alterações no paladar da criança que aumentam as chances de seletividade alimentar, distúrbios de concentração, hiperatividade e até alterações no metabolismo da glicose. Tudo isso favorece o surgimento de doenças como sobrepeso, obesidade e diabetes que é cada dia mais comum em crianças.

Para muitos parece ser apenas um “lanchinho”, não precisa de tanto alvoroço sobre o assunto. Mas na realidade, são aproximadamente 200 lanches ao longo de um ano letivo, é bastante coisa se olharmos por essa perspectiva, não é?

Mas com algumas dicas da nutri nós podemos utilizar essas 200 oportunidades e fornecer um “combustível” de qualidade para o seu filho. Confira!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Dicas para montar uma lancheira saudável e nutritiva:

1) Envie uma garrafinha térmica de água, isso facilita e aumenta a hidratação das crianças ao longo do dia;

2) Envie uma fruta. Eduque a criança a começar o lanche pela fruta, abastecendo o corpinho com fitoquímicos, fibras, vitaminas e minerais;

3) Acrescente ao lanchinho uma preparação que contenha uma boa fonte de carboidrato, proteínas e gorduras saudáveis, pra que elas tenham energia para brincar e estudar; e

4) Para acompanhar, um suco de fruta (ou de polpa), sem adição de açúcar e diluído em água.

Assim, temos um refeição completa e nutritiva que irá contribuir para o melhor desempenho da criança na escola.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Lembre-se: prefira comida de verdade e aposente, cada vez mais, os industrializados.

IMPORTANTE:

1) o lanche que será enviado para escola deve ser primeiro oferecido em casa, para garantir a boa aceitação.

2) sempre inicie os lanches pelas frutas, dentro de casa.

Agora me conte: o que você costuma mandar de lanche para o seu filho na escola? Gostou das dicas?

Por: Dra. Giulyane Batista – Nutricionista