Como será o aprendizado do futuro?

Quando falamos sobre o futuro do aprendizado, podemos perceber que essa é uma questão que não está tão distante, isso porque, à medida que a transformação tecnológica foi mudando o comportamento da sociedade, passou-se a existir a necessidade de os ambientes escolares também se adequarem a esta realidade.

Isso quer dizer que o futuro do aprendizado se baseia nos avanços tecnológicos aliados a boas práticas educacionais, o que não exclui a necessidade de um educador ou da presença física de alunos nas salas de aula, pois a exemplo da pandemia, pudemos ver a importância da escola na vida de crianças e adolescentes.

A transformação no aprendizado já está acontecendo, e ela pode ser representada por meio da conectividade, colaboração e criação coletiva.
Nossa Escola veio se preparando durante todo o ano de 2020. Confira algumas das plataformas tecnológicas que nossos professores já utilizam em suas aulas remotas e presenciais. Leia e entenda a funcionalidade de cada uma delas:

Google for Education – é uma plataforma educacional colaborativa que possibilita às escolas parceiras, professores e estudantes extrapolarem a sua criatividade no uso da tecnologia em sala de aula. … Já os alunos se beneficiam com a facilidade da plataforma e ganham mais tempo para aprendizagem.

Google Docs – é um serviço para Web, Android e iOS que permite criar, editar e visualizar documentos de texto e compartilhá-los com amigos e contatos profissionais. Com a possibilidade de trabalhar off-line, esta ferramenta pode salvar os arquivos tanto no drive on-line do Google quanto na memória do dispositivo.

Google Slides – é um aplicativo para Android e Chrome destinado a abrir, criar e editar apresentações, tanto no formato proprietário do Google Drive quanto do Microsoft PowerPoint.

Google Forms – é um aplicativo de gerenciamento de pesquisas. Os usuários podem usar o Forms para pesquisar e coletar informações sobre outras pessoas e também podem ser usados para questionários, avaliações pedagógicas e formulários de registro.

Jamboard – é um quadro branco inteligente que se conecta ao ecossistema do buscador, em especial o G Suite. Com ele é possível fazer reuniões, rabiscar no quadro e exibir apresentações.

Youtube – por meio de lives, a escola realizou vários eventos possibilitando a interação entre os professores, alunos e famílias. Alguns dos eventos foram: comemoração ao dia das crianças, música em família, bate papo sobre o setembro amarelo, e muito mais.

Kahoot – é uma plataforma de aprendizado baseada em jogos, usada como tecnologia educacional em escolas e outras instituições de ensino. Seus jogos de aprendizado, “Kahoots”, são testes de múltipla escolha que podem ser acessados por meio de um navegador da Web ou do aplicativo Kahoot.

Flippity – plataforma voltada para interação com alunos por meio de charadas, jogo da memória, forca, caça-palavras e muito mais.

Livro Digital – utilizado nas aulas remotas da educação infantil ao ensino médio para leitura e acompanhamento dos alunos.

Gênio das Finanças – programa adotado para os alunos do ensino fundamental I do 1º ao 5ª ano, a fim de ensinar os alunos de forma prática como superar armadilhas psicológicas relacionadas às finanças, formando cidadãos que sabem planejar, estabelecer metas e assumir atitudes conscientes.

Vale ressaltar que listamos apenas 06 das ferramentas já utilizadas por eles, porém, há uma infinidade de programas que surgem todos os dias. Nossos professores são estimulados constantemente a fazerem treinamentos e cursos para se manterem atualizados e preparados para as transformações que o meio educacional vem passando.

Fonte: Wikipédia Google.clubeauge.com.br