Cultura Avaliativa

Vamos falar sobre Cultura Avaliativa 360º

Vamos falar sobre Cultura Avaliativa 360º
4:21

A adoção da Cultura Avaliativa 360º em uma escola representa um avanço significativo no processo educacional, indo além das avaliações escolares. Nesse contexto, os alunos são observados não apenas com base nos conhecimentos adquiridos em sala de aula, mas também em aspectos comportamentais e emocionais. Essa abordagem ampla tem por objetivo fornecer uma visão completa do desenvolvimento do aluno, preparando-o não apenas para desafios futuros, mas também para enfrentar a vida de maneira mais resiliente e preparada. Ao priorizar uma cultura avaliativa abrangente, promovemos uma educação mais integral, que visa o crescimento e a formação completa de cada aluno.

Cultura Avaliativa 360

Vamos conhecer os aspectos da cultura avaliativa da Escola Atual

Educação Infantil

O foco no processo de aprendizagem valoriza o esforço dos alunos e proporciona um aprendizado sólido, eficaz e progressivo. Possibilitamos um desenvolvimento integral, emocional e pedagógico. Aqui, incentivamos o aluno a refletir suas ações e a redirecionar o seu comportamento levando ao desenvolvimento integral, o cuidado consigo e com o outro, as linguagens orais e escrita, dialogando com os aspectos físicos, cognitivos, sociais e morais, favorecendo o embasamento teórico para as próximas jornadas acadêmicas.

Na educação infantil, não existe avaliação como nos outros segmentos. A forma avaliativa se dá por meio do Relatório de Desenvolvimento, onde serão observados aspectos do desenvolvimento da criança como cognitivos, motor, comunicação entre outros. O relatório é baseado nas competências da BNCC. Ao final de cada bimestre, ele é entregue na reunião de pais.

Ensino Fundamental 1

No Ensino Fundamental 1 - 1º ao 5º ano -, a avaliação acontece de forma integrada trabalhando questões relacionadas ao cuidado consigo e com o outro, as linguagens matemáticas, oral e escrita, dialogando com os aspectos físicos, cognitivos, sociais e morais e com foco nos componentes curriculares. Nos anos iniciais, temos os Testes Interdisciplinares, Provas Bimestrais, Trabalho Escolar e a Avaliação Formativa.

Ensino Fundamental 2

No Ensino Fundamental 2 - 6º ao 9º ano - buscamos maior fixação do conteúdo, buscando aprofundá-los em sintonia com a BNCC e tendo em vista uma maior preparação para o Ensino Médio. Alguns valores e situações são englobados não só nas provas e avaliações, mas também nos trabalhos e projetos desenvolvidos ao longo do ano, como uma maneira de ampliar o olhar da avaliação! A composição avaliativa é a Avaliação Mensal, Trainee, Provas Bimestrais e a Avaliação Formativa.

Ensino Médio

No Ensino Médio, o foco está mais nas provas do ENEM, PAS e vestibulares, sem esquecer o olhar humano e os projetos como elementos avaliativos também. A composição avaliativa é a Avaliação Integrada, Simulado EVO/ENEM, Provas Bimestrais e a Avaliação Formativa.

Acesse o jornal completo da Escola Atual
Conheça o nosso jornal eletrônico, uma janela digital para mostrar tudo o que acontece na Escola Atual.

Aqui, você encontrará uma maneira simples e intuitiva de se manter atualizado sobre os eventos, atividades e abordagens pedagógicas que moldam a nossa jornada educacional.

Desde os destaques das realizações dos nossos alunos até os projetos educacionais inovadores que estamos implementando, nosso jornal eletrônico é o seu guia para conhecer mais profundamente o trabalho da Escola Atual na construção de um futuro melhor.

Além disso, você terá acesso a artigos escritos por nossos educadores, compartilhando suas experiências e ideias, proporcionando assim uma compreensão mais profunda sobre a educação atual.

É uma oportunidade perfeita de mergulhar no universo da pedagogia moderna e entender como estamos moldando o futuro dos nossos estudantes.

Acesse o jornal eletrônico agora mesmo e junte-se a nós nessa jornada de aprendizado e descobertas.
Acesse o jornal completo da Escola Atual