Blog Escola Atual

Existe uma idade correta para aprender uma segunda língua?

Escrito por Escola Atual | 24 de Maio de 2024

Existe uma idade correta para aprender uma segunda língua?

A importância do inglês, independente da idade, é indiscutível. Mas você percebe a necessidade de introduzir um segundo idioma para o seu filho durante a educação infantil?

Vamos lá! O estímulo do aprendizado de outro idioma, desde os anos iniciais, colabora para que o aprendizado ao longo da infância, juventude e fase adulta seja facilitado.

De acordo com um levantamento realizado por universidades norte-americanas, até completar 18 anos a habilidade de aprendizado e compreensão de um novo idioma é mais acentuada nas crianças e adolescentes.

Assim, a partir de 4 anos, essa capacidade é ainda maior, pois é nessa fase que as crianças estão sendo alfabetizadas na língua nativa e, de forma semelhante, o aprendizado do segundo idioma flui de forma natural.

O inglês também é capaz de estimular o desenvolvimento cognitivo das crianças devido à quantidade de sinapses e conexões que ocorrem no cérebro, o que é essencial para auxiliar no desempenho escolar atual e para um futuro promissor.

Pensando nisso, a Escola Atual utiliza o programa Oxford Quality da Universidade de Oxford da Inglaterra. O programa tem como objetivo criar as condições necessárias para o desenvolvimento gradual dos alunos na língua inglesa.

O programa Oxford Quality oferece:

Planejamento anual de aprendizagem;
Recursos digitais e atividades de engajamento;
Avaliação dos resultados.

No planejamento anual de aprendizagem são definidos os objetivos de cada aula e os conteúdos para o ano a fim de garantir a evolução da comunicação do aluno durante o ano letivo.

Os recursos digitais e as atividades de engajamento têm como finalidade manter o envolvimento dos alunos no aprendizado do idioma, o que é muito necessário nessa fase. São oferecidos projetos, apresentações culturais e atividades com aplicação prática e criativa.

A avaliação dos resultados acontece de acordo com o ano escolar e visa a evolução do aluno nas quatro habilidades principais: fala, escuta, leitura e escrita. Vale lembrar, que os resultados das avaliações ajudam a planejar novas estratégias de ensino para as próximas ações pedagógicas. Durante o ano letivo são aplicados dois testes para os alunos, a primeira avaliação é diagnóstica, visa compreender a apreensão de aprendizagem dos alunos no idioma. O segundo teste, o Oxford Placement, é uma avaliação de padrão internacional, externa à Escola, e tem como finalidade certificar os nossos alunos.

O programa Oxford Quality é inserido na Educação Infantil (no Jardim I) e o método é oferecido até o Ensino Médio (1º ano). A construção do aprendizado da segunda língua começa desde muito cedo e acompanha o aluno até atingir a fluência no inglês. Uma curiosidade é que grande parte dos nossos alunos com 2 anos estudando na Atual atinge nível B1 no idioma.

O aprendizado do inglês na infância traz benefícios para a vida toda!

Por: Borba, Christiany e Rodrigues, Camila.