Gênio das Finanças é o mais novo programa adotado para o Ensino Fundamental I

Escola Atual

24 de Maio de 2024

Mas o que seria esse programa?

O Gênio das Finanças é um programa de Educação Financeira Comportamental, baseado em conceitos da Psicologia e da Economia. Aplicado em 1 hora-aula por semana, o programa ensina os alunos de forma prática como superar armadilhas psicológicas relacionadas às finanças, formando cidadãos que sabem planejar, estabelecer metas e assumir atitudes conscientes.

Alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), que entendem a Educação Financeira como uma área de conhecimento transdisciplinar, ele envolve todos os aspectos relacionados à formação do comportamento do indivíduo com relação às finanças.
O grande diferencial do programa é trabalhar as armadilhas psicológicas financeiras, tais como:

1. Custos irrecuperáveis (“já que…”);
  2. Falta de atenção aos pequenos detalhes (“cafezinho”);
  3. Obsolescência programada (trocar algo porque está “fora de moda”);
  4. Ostentação (aquisições incompatíveis com a condição financeira, sem planejamento);
  5. Viés de atribuição (mérito meu / erro do outro), dentre outros.

Nesse contexto, apresentamos o programa que será trabalhado em 2021, exclusivo e gratuito para os alunos do Ensino Fundamental 1. Em parceria com a Escola da Inteligência, teremos acesso à plataforma digital do programa Gênio das Finanças e, juntos, vamos descobrir como identificar e evitar cair nas armadilhas do consumismo e gastos desnecessários.

Acesse o quiz abaixo, faça o teste e saiba qual é o seu perfil financeiro…
Tenha um diagnóstico da sua vida financeira para descobrir em qual situação você está: endividado, equilibrado ou investidor.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!