Quando falamos sobre desenvolvimento cognitivo de uma criança/adolescente, um dos pontos mais analisados pelos especialistas é que a qualidade do ambiente de estudo é um dos fatores determinantes da qualidade do aprendizado.
Mas o que é um ambiente? De acordo com o dicionário, ambiente é “tudo que rodeia ou envolve os seres vivos e/ou as coisas” – seja ele social, cultural e físico. E quando falamos sobre ambiente escolar, trazemos à tona duas vertentes específicas: ambiente físico e pedagógico.
O local é o mesmo, mas o modo como ele atinge o estudante é diferente. Cada uma das vertentes tem a sua função e fator determinante no desenvolvimento dos alunos.
Quando trazemos o ambiente físico, falamos sobre toda a infraestrutura, espaços e tudo o que é necessário para oferecer conforto e possibilidade de pensamento ao aluno (tranquilidade para estudar). Já o ambiente pedagógico se dá por tudo aquilo que não pode ser tangibilizado (aulas, ensinamentos, conselhos e tudo o que envolve a socialização do processo escolar).
Separar esses dois nos dá a possibilidade de entender melhor os processos educacionais, observar qualidades e analisar problemas com maior propriedade.
Falhas no processo educacional podem acarretar problemas no ambiente físico (como o desleixo com o material escolar) e o contrário também ocorre, falhas estruturais podem dificultar o estudo (como má iluminação e falta de material).
Portanto, quando estes dois estiverem em harmonia, o processo de crescimento dos alunos irá se desenvolver com qualidade e constância.
Vamos começar pela definição de aprendizado, que diz:
Aprendizado é toda mudança de comportamento em resposta a experiências anteriores, que envolve o sujeito como um todo, considerando todos os seus aspectos, sendo eles psicológicos, biológicos e sociais. (Dr. Bruno Amaral, 2019)
E o que essa definição acima nos ensina? Que aprender é também (e principalmente) um processo externo. São as experiências que constroem aprendizados. E os ambientes estão diretamente ligados a como as crianças e adolescentes irão receber e processar conhecimento.
Por isso, devemos fazer as seguintes perguntas:
Se fez essas perguntas? Com estas respostas você vai ter uma ampla ideia de como a instituição escolar está desenvolvendo o aprendizado dos alunos. Pois, tudo neste momento faz parte de um efeito dominó, onde os ambientes agregam, possibilitam e instigam o melhor do hábito escolar.
O papel da escola no melhor dos sistemas é prover a autonomia do pensamento e o conforto no aprender. É dar oportunidade para o aluno se sentir bem e acolhido para obter o melhor conhecimento sem dificuldades.
Além disso, devemos lembrar que na atual sociedade, nossos filhos entram cada vez mais cedo nas escolas, e este ambiente faz parte da vida deles desde o letramento até o início da fase adulta. Portanto, a sua influência no crescimento e desenvolvimento deles é enorme.
Como dito acima, todo o ambiente escolar se organiza como uma engrenagem, onde os locais físicos e pedagógicos devem estar em harmonia para instigar o aluno ao aprendizado.
A escola deve ter total consciência do seu papel no desenvolvimento das crianças. Ela não deve ser apenas uma ‘esteira’ que entrega conhecimento, mas sim um guia para o aprendizado dos alunos, entendendo os seus momentos e sendo suporte pedagógico.
Tratando o seu ambiente com seriedade, transparência e foco, a instituição será de enorme auxílio na criação de grandes cidadãos ativos na sociedade. Além disso, passando novamente pelas três perguntas feitas acima, nós devemos pensar o seguinte: que a consciência e a maturidade para escolher boas escolas (acolhedoras e que coloquem o aluno como protagonistas) para os seus filhos é uma ação fundamental. É de extrema importância.
Ah, e se a resposta for positiva para as três perguntas, parabéns, você tem acesso a uma instituição de qualidade e que se preocupa 360° com o aprendizado do seu(sua) filho(a)!