Blog Escola Atual

Qual a importância da participação dos pais nas reuniões escolares?

Escrito por Escola Atual | 7 de Outubro de 2024

Você já parou para pensar na relevância da parceria família-professor na vida de um aluno? Crianças e jovens são significativamente influenciados pelos adultos com os quais convivem.

Familiares e professores são fundamentais para a formação do caráter e para o desenvolvimento integral das crianças e dos jovens.

Vamos refletir sobre como tornar essa parceria mais forte e frutífera?

O que você vai ver neste post:

Qual o papel dos adultos no desenvolvimento dos jovens?

O que fazer antes e durante as reuniões?

Acesse o jornal completo da Escola Atual

Boa leitura!

Qual o papel dos adultos no desenvolvimento dos jovens?

Ao refletir sobre os ingredientes que mais contribuem para o desenvolvimento sadio de crianças e jovens, a convivência salutar com adultos pode ser considerada uma unanimidade.

Para se desenvolverem de forma saudável, nossos alunos precisam de suporte, orientação, limites, afeto e muito mais.

Assim sendo, a parceria entre família e professores se torna fundamental, por isso a Atual tem o interesse em trazer reflexões que ampliem a capacidade de sinergia entre os diferentes atores que participam ativamente da vida de cada um de nossos alunos.

A comunicação aberta e regular entre professores e familiares permite um melhor entendimento das necessidades individuais dos alunos, suas habilidades, desafios e interesses.

Essa colaboração permite que ambos os lados compartilhem informações, estratégias e recursos para apoiar o sucesso acadêmico e emocional dos alunos.

Um dos momentos no qual essa parceria pode se fazer mais presente é nas reuniões de pais, mães e professores.

Ao longo dos últimos anos, percebemos um desinteresse de muitas famílias em frequentar as reuniões com os professores, principalmente aquelas com filhos matriculados no Ensino Fundamental II ou Ensino Médio.

É durante as reuniões que as famílias podem entender melhor aquilo que está sendo desenvolvido com os alunos em sala de aula. Além disso, podem alinhar com os professores formas de oferecer o suporte mais adequado e contribuir com o processo todo.

Por mais que a vida esteja corrida para todos, famílias devem enxergar, de forma estratégica, sua presença nas reuniões com os professores, por ser um momento de conexão e alinhamento que trará impactos significativos para seus filhos.

Dessa forma, as reuniões com os professores são uma excelente oportunidade para a família conhecer melhor o progresso educacional e social de seus filhos, além de criar conexão com a escola e estabelecer um bom relacionamento com a equipe educacional.

O que fazer antes e durante as reuniões?

Queremos que você aproveite ao máximo esses momentos e aqui estão algumas orientações e dicas importantes:

• Prepare-se: Antes da reunião, reflita sobre perguntas e tópicos que você gostaria de discutir com a professora.

Priorize as questões coletivas, uma vez que essa reunião tem o objetivo de dar uma visão geral do andamento da turma, das rotinas e desafios vividos pelo grupo.

Lembre-se de que você poderá agendar reuniões individuais com a professora e com o setor de orientação educacional, com o intuito de discutir aspectos específicos da família ou da criança.

Caso suas expectativas não sejam atendidas nesse encontro coletivo, faça uso desse recurso e agende uma conversa individual.

• Chegue no horário: Certifique-se de chegar no horário programado. Isso ajuda a garantir que a reunião não seja interrompida e que todos tenham tempo suficiente para discutir suas preocupações e ideias.

• Faça perguntas: quando surgir uma oportunidade, faça perguntas sobre aquilo que mais chamou a sua atenção. Pergunte sobre as atividades na sala de aula, sobre o plano de ensino ou sobre as expectativas para o próximo bimestre.

Lembre-se, o seu envolvimento pode aumentar a motivação do seu filho, promover um senso de responsabilidade e fortalecer seu engajamento nas atividades escolares.

A relação das famílias com os professores exige boa comunicação, confiança mútua, organização e clareza de papéis.

O crescimento de nossas crianças e jovens será resultado de um grande e belo trabalho em equipe. Talvez seja esta a grande função da escola: orquestrar esse complexo ecossistema de desenvolvimento chamado comunidade escolar.

Acesse o jornal completo da Escola Atual

Conheça o nosso jornal eletrônico, uma janela digital para mostrar tudo o que acontece na Escola Atual.

Aqui, você encontrará uma maneira simples e intuitiva de se manter atualizado sobre os eventos, atividades e abordagens pedagógicas que moldam a nossa jornada educacional.

Desde os destaques das realizações dos nossos alunos até os projetos educacionais inovadores que estamos implementando, nosso jornal eletrônico é o seu guia para conhecer mais profundamente o trabalho da Escola Atual na construção de um futuro melhor.

Além disso, você terá acesso a artigos escritos por nossos educadores, compartilhando suas experiências e ideias, proporcionando assim uma compreensão mais profunda sobre a educação atual.

É uma oportunidade perfeita de mergulhar no universo da pedagogia moderna e entender como estamos moldando o futuro dos nossos estudantes.

Acesse o jornal eletrônico agora mesmo e junte-se a nós nessa jornada de aprendizado e descobertas.