TIRANDO DE LETRA A AULA VIRTUAL

Em uma pesquisa feita pelo Laboratório de Inteligência pela Vida, professores por todo o Brasil, foram questionados a respeito de quais estratégias eles estão usando e recomendam a outros educadores para reduzir a ansiedade antes e durante as aulas virtuais.

Confira a seguir algumas das respostas recebidas:

Procure fazer uma comunicação adequadamente honesta aos alunos da condição em que as aulas se darão, poderá haver ruído, a conexão pode cair ou falhar, o vídeo pode travar, e, diante desses potenciais entraves, haverá retorno, comunicação e posterior tentativa de solução para garantir as aulas.

Busque um tutorial da ferramenta virtual que será usada para a aula. Afinal, ninguém nasceu sabendo tudo! Outros professores e até os alunos podem ajudar. Não tenha vergonha de pedir ajuda.
Use microfones e fones de ouvido para reduzir os ruídos durante as aulas.

Livros e caixas podem funcionar de apoio para o celular, assim você evita imagens tremidas ou tortas.
Busque uma boa iluminação para melhorar sua imagem na câmera. Se não houver luz natural, faça alguns testes com um abajur ou uma lanterna.

A internet caiu? Não se desespere. Lembre-se de tomar nota do ponto onde parou para fazer um breve apanhado do tema quando o sinal voltar e não perder o fluxo da aula.
Para alunos que não gostam de ligar a câmera, uma estratégia recomendada é convidá-los a aparecer ao menos durante a chamada ou quando estão fazendo ou respondendo a uma pergunta, por exemplo.

Tente não se deixar abalar pela presença de pais ou gestores nas salas virtuais. É perfeitamente natural que todos estejam curiosos com a nova dinâmica e queiram participar. Procure enxergar a possibilidades de novos vínculos entre a família e a escola que podem ocorrer dessa experiência.

Fonte: E-book Saúde Mental