Trabalho em equipe na Infância e adolescência

Escola Atual

24 de Maio de 2024

Quem nunca viu uma vaga de emprego pedindo que o candidato saiba trabalhar em grupo? Eu já! Mas o que isso tem a ver com as crianças e adolescentes? Bom, as definições das nossas habilidades de comunicação começam na infância. Por isso, o trabalho em equipe deve ser estimulado em todos os anos da formação e do desenvolvimento das pessoas.

Para isso, é importante que os pais e adultos ao redor das crianças e adolescentes deem exemplo de trabalho em equipe. Dessa forma, além de incentivá-los a ajudar em rotinas domésticas e participar de ações solidárias, acabam por prepará-los para a vida.

Estimular as crianças e os adolescentes a brincarem com os amigos também é uma excelente forma de fazê-los desenvolverem habilidades de comunicação. Tente inseri-los em cenários coletivos também.

Listamos seis dicas para estimular o trabalho em equipe nas crianças e adolescentes, confira:

1º Desenvolver projetos;
2º Participar de esportes coletivos;
3º Criar atividades de arte colaborativa;
4º Participar de ações de solidariedade;
5º Introduzir a criança e o adolescente nos afazeres domésticos;
6º Apresentar livros e filmes que abordem o trabalho em equipe;

Mas vale lembrar que em tempos de pandemia o correto é praticar atividades coletivas com pessoas que frequentam o mesmo ambiente familiar. Aqui na escola procuramos desenvolver as atividades, porém em contexto diferente, mantendo distanciamento e cuidado para que materiais e objetos não sejam compartilhados.

Gostou das dicas? Faça com que seus filhos desenvolvam a habilidade de trabalhar em equipe e estejam preparados para o futuro!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!