Três passos para acertar no seu self-care

O cuidado consigo é algo de extrema importância para refinar a maneira como enxergamos a vida. Sendo setembro o mês de conscientizar a população para uma realidade cada vez mais importante, manter um olhar em busca da valorização pessoal tornou-se fundamental. Segundo a Organização Mundial de saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio no mundo. Isso significa que, em um ano, mais de 800 mil pessoas perdem suas vidas dessa forma.

Parte do problema está atrelado a um constante descontentamento com a vida e a um olhar distorcido e impiedoso que, por vezes, temos com aquela que deveria ser a pessoa mais importante das nossas vidas: nós mesmos. Fique atento aos três passos para não errar no seu self-care.

• Um passeio por um lugar chamado “Eu”

Conhecer-se é mais importante que se fazer conhecer. Passamos parte de nossas vidas conhecendo pessoas, aprofundamos relacionamentos e tentando desvendar a mente humana. Entretanto, esquecemos de nos aprofundar no autoconhecimento. A imagem distorcida que temos de nós mesmos inviabiliza o processo de valorização pessoal. Não se abandone! Dialogue e identifique suas emoções. Faça um exercício diário, bata um papo com você e ouça suas respostas, seus desejos e, assim, direcione sua vida, tendo como referência o seu “EU”.

Observe suas potencialidades

Todos temos competências, habilidades e virtudes que, por vezes, ficam adormecidas, em meio à excessiva cobrança que imputamos a nós mesmos. A dificuldade de visualizar nossas habilidades pode dificultar o olhar positivo e o cuidado que precisamos ter com o nosso “Eu”. Uma dica é buscar alguém de sua confiança para escrever uma carta, pontuando suas características positivas, as histórias permeadas de sorrisos e aventuras que construiu com você… não tenho dúvida de que você irá se surpreender!

• Em busca do elo perdido

Revisite suas emoções, relembre aromas, cores, sorrisos que te fizeram caminhar até aqui. Não se abandone e não se perca na caminhada da vida, busque se fortalecer com os princípios e valores que te formaram. Redescubra o seu potencial, suas habilidades e suas virtudes. Por vezes, ganhamos tantas coisas, mas nos perdemos de nós mesmos. Perder-se implica não se reconhecer, deixar para trás o ser mais importante na caminhada da vida: você. Atualmente, milhares de pessoas estão sofrendo e atentando contra a própria vida. No mês do combate ao suicido (setembro), o Atual by Exatas vem ressaltar que você é parte fundamental no processo de evolução humana e na construção de um mundo mais colorido. Busque ajuda, redescubra “você”, observe e valorize suas potencialidades, promova um reencontro consigo. Sempre haverá um novo dia… e uma oportunidade de escrever uma nova história.

Por: Elian Nascimento Paulino