A coordenação motora está relacionada à nossa capacidade de desenvolver movimentos estruturados, que são sincronizados com o cérebro, músculos e articulações. Podemos classificá-la em dois tipos: coordenação motora grossa e coordenação motora fina.
Coordenação motora grossa: envolve habilidades menos delicadas, como andar, pular, correr, subir e descer escadas. São os movimentos praticados utilizando, principalmente, os membros inferiores.
Coordenação motora fina: associa-se com habilidades mais delicadas, como desenhar, pintar, escrever, recortar e manusear objetos pequenos. Nesse caso, observa-se um envolvimento de pequenos músculos, geralmente, utilizando os membros superiores.
Isso significa que as competências e habilidades desenvolvidas na Educação Infantil, tendo o professor como mediador, são necessárias para o aperfeiçoamento dessas características que serão primordiais nas diversas fases da vida.
“Do nascimento aos seis anos, são anos cruciais para o indivíduo. As experiências que a criança tem durante este período determinarão, em grande extensão que tipo de adulto a pessoa se tornará” (HOTTINGER, 1980, apud TANI 1988, p.65).
Na escola pode ser observado se a criança tem facilidade ou dificuldade em desenvolver determinadas habilidades motoras. Em alguns casos é possível perceber as desordens motoras, quando o aluno apresenta dificuldade em realizar as atividades propostas, como pintar obedecendo limites ou subir no brinquedo do parquinho. Nessas situações é fundamental a parceria da escola com a família e a intervenção de profissionais em prol de ajudar a criança nesse processo.
Aqui na Escola Atual, estamos sempre atentos quanto ao desempenho motor de nossos alunos, desde o Maternal, estimulando-os por meio de brincadeiras, jogos pedagógicos, circuitos e situações cotidianas que geram maior destreza nos movimentos.
Por: Virlândia de Sousa